GLOSSÁRIO

Aparelho

É como o Guia se refere ao médium.

Caminho Sagrado

Caminho Sagrado é o caminho escolhido pela pessoa, quando consegue o equilíbrio da Mente, Corpo e Espírito. Seu Caminhar na Terra é a forma como vive a sua vida com seus sonhos, suas aspirações, esperanças e medos.

Círculo Sagrado

Espaço dentro do qual estamos em contato mais próximo com os elementais e, principalmente, com o Grande Espírito. É um espaço onde só amor e perfeita confiança podem entrar e apenas isso pode sair. Dentro de um Círculo Sagrado, não há energia negativa que entre.

Conselho da Tribo

Os sioux não tinham leis mas tinham um Conselho formado por pessoas da tribo selecionadas entre os mais silenciosos e honestos, para serem seus membros ou líderes. Tomavam decisões em assuntos importantes, inclusive a guerra com outra tribo. Vestiam-se a maior parte das vezes em trajes cerimoniais.

Manitu

Manitu ou Grande Manitu ou Grande Espírito – É o criador de todas as coisas e doador da vida. Designação que os índios algonquinos, da América do Norte, dão a uma força mágica não personificada, mas inerente a todas as coisas, pessoas, fenômenos naturais e atividades. O Todo; O Supremo; O grande Espírito; Deus.

Tatanka

Tatanka é uma palavra dos cheyennes e significa bisão. Nos tempos antigos, os bisões (búfalos) andavam nas pradarias em bandos, fazendo o chão tremer.

Tenda do vapor (inipi)

Inipi é uma cerimônia profunda de entrega, purificação e crescimento. Os nativos americanos, depois de uma boa preparação, entravam em uma tenda,  onde havia pedras quentes e vapor que forneciam o calor. Ali se encontrava uma conexão com a Mãe Terra, com os sentimentos mais profundos e se conseguia um insight sobre si próprio.

Wakan Tanka

O Grande Espírito. O Grande Tudo.

Anúncios

2 Respostas to “GLOSSÁRIO”

  1. o que é o perispirito?

    • Helen Ians Says:

      Andreina, Fernando que coordena as reuniões de 2a feira, lhe enviou esta resposta:
      O que é o Perispírito?
      Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Quando o Espírito está desencarnado, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual (I Coríntios, XV,44).

      Do que é feito?
      Havendo no universo três elementos básicos: Deus, Espírito e Matéria, a Doutrina Espírita denomina de Fluido Universal a matéria elementar que serve para a criação de todas as outras. Tanto a matéria que conhecemos na Terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto a matéria do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, o fluido que emitimos pelo passe) são feitos de Fluido Universal. Essa única matéria básica transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios Espíritos.
      Um exemplo para compreendermos essas transformações é o fato de um único elemento químico, o Carbono, transformar-se em diamante ou carvão, que são duas coisas completamente diferentes, apenas alterando-se as ligações moleculares entre os átomos de carbono.
      Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do Fluido Universal que existe em torno do planeta onde o Espírito deve encarnar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: